Quadribol para Trouxas, um esporte real, complexo e desafiador.
Quadribol é de longe o esporte mais popular no mundo de Harry Potter, seu status na comunidade mágica pode ser comparado ao futebol na Europa ou no Brasil, com um número surpreendente de adpetos. Apesar de estarmos falando de um esporte fictício, o Quadribol para Trouxas não aconteceu há muito tempo, e não apenas nas mentes dos leitores, sua criação tem pouco mais de dez anos. Cada trouxa entusiasta do esporte pode participar de uma equipe oficial, para isso basta subir em uma vassoura e escolher entre as posições de Batedor, Artilheiro, Apanhador ou Goleiro do time. Antes de explicar como o Quadribol para Trouxas funciona na verdade, vamos dar uma breve olhada na história do esporte.
Em 2005, os estudantes Americanos Xander Manshel e Alex Benepe decidiram implementar o primeiro Quadribol para trouxas nos EUA. Eles não faziam idéia de que essa brincadeira de fãs iria desencadear em todo o mundo anos mais tarde. A coisa tomou uma dimensão tão grande que dois anos depois do primeiro jogo oficial de Quadribol Trouxa, foi fundada a International Quidditch Association, uma organização real, deixando bem claro que eles não estavam de brincadeira, tanto que o esporte foi adotado oficialmente por algumas universidades americanas. Impressionantes 96 times jogaram na frente de mais de 10.000 espectadores na disputa pelo de título em 2011 nos EUA. Mesmo depois de alguns anos dos consagrados livros e filmes terem atingindo seu age, eventos como este vem conquistando adeptos nos 5 continentes ano a ano, tanto que Associação Internacional de Quadribol para Trouxas, responsável por ditar as regras do esporte mundo a fora, tem tido um calendário bem cheio durante o ano.
Um dos questionamos mais comuns quanto ao Quadribol sem vassouras voando (trouxas) é que em princípio, estamos falando de um esporte de contato, que combina elementos de diferentes esportes em equipe, tais como handebol e rugby, então vassouras são apenas um detalhe (bastante dificultador por sinal). O jogo funciona realmente como no romance de JK Rowling, mas como estamos em terra firme, foram necessárias algumas pequenas adaptações. A emoção do jogo permanece mesmo sem magia dos livros ou filmes, em sua versão trouxa, trata-se de um esporte rápido com um monte de contato corporal e muita ação. No campo, como tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, fica difícil para um jogador sem o conhecimento das regras, seguir uma partida inteira sem cometer vários erros. É jogado com quatro bolas, em quatro posições diferentes e a única coisa que realmente nos diferencia do esporte mágico, é o fato de que infelizmente não se pode voar.
MALETA COM KIT QUADRIBOL HARRY POTTER
As regras a seguir foram retiradas das Associação Internacional de Quadribol.
REGRAS
2 - São necessários goles e os dois balaços no meio do campo.
3 - Ambos os times começam a jogar a partir das margens e tentam atirar a goles e os balaços.
4 - Os artilheiros tentam marcar pontos atirando a goles para dentro de um dos três aros. Cada vez que a goles passa por um dos aros, o gol vale 10 pontos.
5 - Os batedores tentam atingir os jogadores adversários com o balaço. Se um jogador for atingido, ele deve parar o que está fazendo e pagar uma penalidade; isto é, voltar e tocar em um mastro dos gols do seu lado do campo ou sentar por 10 segundos, ou soltar a goles, no caso de um artilheiro.
6 - Os goleiros protegem os mastros do seu gol e tentam bloquear as investidas dos artilheiros. Se o goleiro estiver perto dos aros, ele ficará a salvo de ser atingido pelos balaços.
7 - Os apanhadores tentam capturar o pomo-de-ouro ou pegar um objeto preso na pessoa que representa o pomo, como uma meia ou fitas. Um jeito comum de jogar é usar uma pessoa vestida de amarelo e permitir que ela inicie o jogo correndo e se escondendo dentro de limites definidos. Então o apanhador procura pelo pomo e tenta marcá-lo. Outros métodos incluem colocar uma bola de tênis (o pomo-de-ouro em si) dentro de uma meia, que fica pendurada no short da pessoa que atuará como se fosse o pomo. Independentemente do método, o apanhador que capturar o pomo ganha 30 pontos para o seu time, o que é diferente da versão literária, onde a captura do pomo vale 150 pontos. Os criadores mudaram os valores do pomo-de-ouro para o quadribol trouxa, por considerarem que ele valia demais no original.
8 - A pessoa que representa o pomo-de-ouro corre pelo campo (e geralmente pode sair dele), tentando escapar dos apanhadores.
O árbitro deve assegurar o cumprimento das regras. Ele também mantém o controle do placar.
Imagem do campo oficial em terra.
IGUALDADE DE GÊNEROS
No Quadribol o sexo dos jogadores é intencionalmente misturado! Na verdade, uma equipe só é reconhecido oficialmente se tiver no máximo de quatro jogadores do mesmo sexo.
No Quadribol ambos os sexos se enfrentam, não há distinção de times masculinos e femininos, o que vale é fazer ponto. A foto mostra um jogo do Campeonato Europeu de 2015.
NADA DE SIMPLICIDADE
Para sermos honestos, temos que mencionar que em nossa breve e resumidíssima descrição de como este jogo funciona, exploramos muito pouco sobre o que realmente acontece em uma partida. Em sua nona edição, o manual editado pela Associação internacional de Quadribol já conta com mais de 200 páginas de regras. Segundo relato de alguns jogadores das ligas profissionais, regras como impedimento no futebol nem se compraram ao que os trouxas tem de fazer em campo montados em uma vassoura.
DIVERSÃO DE FÃ OU COISA SÉRIA?
O quadribol trouxa existe em sua forma básica já algum tempo, com Campeonatos Mundiais de verdade desde 2008, mas como ele é percebido hoje? Será mesmo que é levado a sério como um esporte de competição ou apenas um jogo praticado por pessoas loucas ou aficionados pelo mundo mágico de Harry Potter?
Quadribol para trouxas vem passando por uma grande mudança em forma de jogar, em suas primeiras edições era considerado esporte lerdo e não foi realmente levado a sério. No entanto, desenvolveu-se muito rápido em um curto espaço de tempo e é, pelo menos nos EUA, tido como um esporte de nicho praticado nas Universidades. Importantes ligas em países como França, Bélgica e Alemanha mostram que o esporte não é somente diversão.
Vídeo com as oitavas de finais da edição Word Cup 2015.
Do ponto de vista do atleta, normalmente sua experiência pessoal em lidar com que não conhece o jogo se resume a a uma clássica situação de embaraço, quando perguntados sobre a real existência do jogo. Questionamos como “Quadribol em terra? Mas isso não é aquele jogo que existe só nos filmes de Harry Potter? E como você faz para voar com a vassoura?
Polêmicas a parte, fica claro que a influência de JK Rowling em sua obra literária, assim como o sucesso cinematográfico da saga sejam os principais responsáveis pelo enorme e crescente número de adeptos, que no final de contas, querem mesmo é se divertir com o esporte, seja profissional ou não, o que sabemos é que base de jogadores é formada pela maioria esmagadora de fãs do Bruxo.
JOGADORES BRAZUCAS
Potterheads brasileiros que se interessaram pelo esporte e queiram participar ativamente pode se contatar a equipe Brasileira de Quadribol neste link.
OUTROS LINKS IMPORTANTES
0 comentários: